INIMIGOS NA CASA DE BONECAS
Foto: Vilmar Carvalho
Dando continuidade à pesquisa em criação dramatúrgica e cênica desenvolvida pelo Projeto GOMPA, Inimigos na Casa de Bonecas é um dos 5 vencedores do prêmio International Ibsen Scholarship 2017, promovido bianualmente na Noruega para incentivar montagens inspiradas em Ibsen em diferentes lugares do mundo.
De um ponto indeterminado no futuro, Nora Helmer revê o momento decisivo em que seu casamento com Torvald começa a fazer água. É um momento fundamental também para o seu país (não a Noruega dos límpidos fiordes, mas o Brasil, com recorrentes vazamentos de lama), imerso em discursos políticos inflamados, opressões em diversos níveis e conflitos éticos de difícil resolução. “Inimigos na Casa de Bonecas” é um espetáculo inspirado nas obras “Uma Casa de Bonecas” e “O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen. Os textos do dramaturgo norueguês servem como ponto de partida para a construção de um espetáculo com ênfase em questões de gênero, corrupção e onipresença das mídias. A encenação une teatro, dança, música e vídeo para recriar os impasses de personagens divididas entre as limitações cotidianas e as tensões sociais.
PRÊMIOS
Para montagem:
Ibsen Awards - Noruega (2018)
Ponto de Teatro - Porto Alegre/RS (2018)
Para o espetáculo:
Prêmio Açorianos de Teatro 2018
Indicações:
Melhor Ator
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Dramaturgia
Melhor Produção
Prêmios:
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Ator Coadjuvante
10º Olhares da Cena
Indicações:
Melhor Fotografia de Cena
Melhor cenário
FESTIVAIS
Palco Giratório Sesc Porto Alegre/RS (2018)
Caxias em Cena - Caxias do Sul/RS (2018)
V Mostra Glênio Peres (2019)
FOTOS
FICHA TÉCNICA
Elenco:
Sandra Dani
Janaina Pelizzon
Nelson Diniz
Liane Venturella
Lauro Ramalho
Álvaro RosaCosta
Fabiane Severo
Pedro Bertoldi
Direção: Camila Bauer
Dramaturgia: Marco Catalão, Pedro Bertoldi e Camila Bauer, a partir das obras Uma Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen (tradução Leonardo Pinto Silva), em colaboração com o elenco.
Direção coreográfica: Carlota Albuquerque
Composição e desenho sonoro: Álvaro RosaCosta
Iluminação e videografia: Ricardo Vivian
Cenografia: Elcio Rossini
Figurinos e maquiagem: Liane Venturella
Desenhos e pinturas figurino: Lipe Albuquerque
Criação e confecção de máscaras: Fábio Cuelli
Mídias sociais e criação de memes em vídeo: Laura Hickmann
Assessoria de imprensa: Lauro Ramalho
Arte gráfica: Jéssica Barbosa
Fotografia: Adriana Marchiori
Realização e produção:
Correalização:
Apoio:
Patrocínio:
Financiamento:
TEASERS
Enemies in a doll's house - Teater Ibsen
Caderno 2 - Inimigos na Casa de Bonecas
Inimigos na casa de bonecas - legendado
IMPRENSA
CRÍTICAS
ANTÔNIO HOHLFELDT - JORNAL DO COMÉRCIO
Todo o grupo, que atua fortemente como um coletivo, realiza um dos trabalhos mais bem acabados e afirmativos que vi nestes últimos anos, porque é uma linha de criação extremamente complexa e difícil, tanto do ponto de vista dramático, quanto estético, mas que é absolutamente alcançado neste trabalho de pouco mais de hora e meia de duração, mas que pega o espectador pelo pulso e leva-o ao longo de toda a narrativa de maneira a apresentar-lhe uma reflexão sólida, lógica e densa, que não permite tergiversação.
OLHARES DA CENA - DIEGO FERREIRA
"(...) A dramaturgia ainda se pauta no procedimento da revelação das contradições, despedindo-se da narração linear e do realismo para investir em narrativas que enfatiza o discurso e tensões que estamos vivendo agora. (...) No que tange a encenação de Camila Bauer, o espetáculo parte de cruzamentos das diferentes artes do espetáculo e tem forte apelo estético se pautando na performance, fisicalidade, música, projeções e iluminação, assim como os figurinos e máscaras que com suas cores e texturas conseguem expandir o campo de fruição. Assim como a criação sonora de RosaCosta que sempre é efetiva e dialoga diretamente com a obra. Destaque para o elenco de peso que o projeto conseguiu reunir encabeçado por Sandra Dani, Nelson Diniz, Liane Venturella, Lauro Ramalho, Janaína Pelizzon, Fabiane Severo (que com sua presença física cria subjetividades e atemporalidades na obra, cavando espaços para manifestar o que palavras não dão conta), Alvaro RosaCosta e Pedro Bertoldi destacando os dois últimos que com propriedade colocam em cena relatos fortes sobre temas atuais, mas todo o elenco é coeso e consegue colocar em cena toda a provocação estética e que possibilita diferentes camadas de leituras dentro de um contexto contemporâneo de proposição teatral, mantendo a coerência que a encenadora Camila Bauer vem desenvolvendo ao longo dos anos."
ARTIGOS
Autora: Camila Bauer
TRILHA SONORA